domingo, junho 22, 2008

Às 33 semanas

estamos assim:

quinta-feira, junho 19, 2008

Eco das 32 semanas

Pois lá fui fazer a ecografia no dia 17 como vos tinha dito. Fui com receio porque o meu peso não aumentou e a minha principal preocupação era se o nosso bébé estava a crescer.
Está tudo bem, meus amigos. Continua com o percentil 50 [o Gui tinha 80 nesta eco] tendo a médica calculado um peso de 1,942 gr. Isto quer dizer que o que eu como está a ir também para o bébé. Agora, relativamente aquela questão também importante, está confirmado que é uma MENINA! Conseguiu ver-se bem desta vez em vários ângulos.
É claro que nós já só falavamos NELA, filhota, a menina. Por vezes a minha mãe dizia-me que ainda tinhamos uma decepção. Mas para mim não era decepção se fosse outro rapaz. É um filho, independentemente do sexo, e ela sabe disso.
Agora estou para ver o que a médica me diz na próxima consulta. Tinha-me dado um prazo até hoje para engordar 2 kg e eu engordei meio kilo. Pois...acho que vai sair sermão na certa.

domingo, junho 01, 2008

Consulta

No dia 29, lá fui à consulta para ver como nós estamos. O coração do nosso bébé está bem. Já a mãe... é uma outra história. O valor da hemoglobina está baixo pelo que a médica duplicou a dose diária de ferro. Receitou vitaminas pois tamém o peso não está famoso. Não é por excesso de peso, mas sim pela falta dele. Em dois meses, aumentei 3,5 kg [de 74 passei para 77,5]. Tenho que aumentar dois kilos até dia 19 de Junho, data da próxima consulta, caso contrário a médica dá-me baixa para poder descansar e comer como deve ser. Se o aumento de peso excessivo prejudica a mãe e o bébé, a falta do mesmo prejudica o bébé porque não cresce bem. Saí de lá com uma sensação de que levei com um balde de água fria em cima.
A ecografia das 32 semanas está marcada para dia 17 de Junho e claro que estou preocupada para saber se o/a bébé está a crescer bem.

Semana 30

O seu comprimento é de mais ou menos 37,5 centímetros e o seu peso é de 1.360 gramas aproximadamente. O lanugo começa a desaparecer. O bebé já abre e fecha os olhos.

As unhas dos pés continuam a crescer. A medula óssea produz os glóbulos vermelhos do sangue. A grande maioria dos bebés adopta a posição cefálica por volta desta semana, ou seja, coloca-se de cabeça para baixo, e assim permanecerá até ao momento do parto.

Claro que existem alguns mais rebeldes que não o fazem, e decidem que é muito mais cómodo esperar sentado…