segunda-feira, dezembro 01, 2008

Estou muito contente...

O Gui está a evoluir muito bem. Tivémos uma reunião com a psicóloga e com a educadora de apoio. Como vos contei neste post, tinha comportamentos que nos preocupavam e a linguagem também não desenvolvia. A psicóloga fez nova avaliação no dia 21 de Outubro e ficou muito contente com ele. Segundo ela, o Gui teve uma evolução equivalente a 9 meses no espaço de 6 meses (a avaliação anterior tinha sido feita em Abril). Muitas áreas do desenvolvimento já estão próximas da idade dele. Falámos da questão da mudança de educadora e chegámos à conclusão que não houve prejuízo para o Gui. Não houve qualquer retrocesso com essa mudança ou até mesmo com o nascimento da Lara. Alguns familiares colocaram a hipótese de mudarmos o Gui para o colégio para onde foi a educadora do ano passado. Teria a psicóloga e terapeuta da fala a tempo inteiro. Mas ela é da opinião que ele ficava sem qualquer referência: os colegas, a auxiliar e, de uma maneira geral, as funcionárias do infantário(ele tem uma óptima relação com todas).
A Lara também pode ser importante para o desenvolvimento do irmão. O Gui é muito meigo com ela.
A única situação que não está a correr bem é o desfralde. Resolvemos esperar até à Primavera.

Adenda: A psicóloga pediu para fazer registo do vocabulário do Gui. Já tinha uma noção de que ele tinha adquirido muito vocabulário. Fiquei muito mais contente quando resolvi fazer então o registo e verifiquei a extensão deste. Ainda poucas frases mas muitas, muitas palavras...

Estrela: O Gui não tem sessões frequentes com a psicóloga como teria no colégio onde está agora a educadora mas é a mesma. Tem apoio na sala do infantário duas vezes por semana e a família tem apoio do projecto em que está inserido através de encontros com as profissionais. Também tem ido a consultas de desenvolvimento no hospital pediátrico da cidade (ainda estamos em fase de avaliação).

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá querida mamã, mas que boas noticias, parabéns!
Gostaria de te pedir o teu email. É que eu estou a preparar uma surpresa de Natal e gostaria de vos incluir na minha lista.
Podes enviá-lo para sophia_sousa@yahoo.com
Beijinhos, Sofia,Pedro e Joana

Rj disse...

Que bom, que bom, que bom.
Eu estou a pensar ir com a minha filha a um psicólogo também, não está nada fácil não senhora....

Unknown disse...

Que belas noticias minha querida! Com o tempo o Gui vai evoluindo e adquirindo cada vez mais vocabulário. Muitos beijitos

Anónimo disse...

Que bom amiga! Fico contente com a evolução do Gui!